O que é ESG e os seus desafios
É preciso olhar e atuar quanto aos impactos que um negócio causa para o ecossistema
A sigla ESG surgiu em 2004, quando foi citada em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, intitulado “Who Cares Wins” (que traduzido significa “Quem se importa, ganha“) e trata das práticas ambientais, sociais e de governança das organizações.
A letra “E”, que vem do inglês environment, representa o impacto que uma empresa causa no ambiente natural. Isso inclui questões como poluição (emissões de carbono, produtos químicos e metais tóxicos, embalagens e outros resíduos), o uso de recursos naturais (água, terra, árvores) e as consequências para a biodiversidade (a variedade de vida na Terra), bem como tenta minimizar a nossa pegada ambiental (eficiência energética, agricultura sustentável, edifícios verdes). A questão ambiental possui impactos diretos nos negócios, seja agora ou no futuro.
Já a letra “S”, trata da questão da responsabilidade social, onde estão incluídos temas como saúde e segurança dos colaboradores, rotatividade de funcionários, salário justo, benefícios, o bem estar, a desigualdade e a discriminação, objetivando um tratamento social justo a todos os integrantes das empresas e de sua cadeia de suprimentos. Também estão incluídas questões como a segurança de produtos para os consumidores e até mesmo a privacidade e segurança de dados para os usuários.
E por fim, temos a letra “G”, que é relacionada a governança, que nada mais é, do que o modo como uma empresa administra seus negócios de forma responsável, adotando políticas que garantam uma boa gestão, impactando toda a rede de network do negócio. Podemos citar questões como políticas anticorrupção, tratamento justo a toda rede de clientes e fornecedores, acionistas, transparência contábil e tributária, gestão de conflitos de interesses, qualidade dos números financeiros e vários outros critérios.
Podemos dizer que ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. É uma forma de medir o desempenho de como a empresa trata a questão de sustentabilidade do seu negócio e a todos que estão ao seu entorno. É um conceito que deixa claro que é preciso existir uma atenção especial sobre os impactos que a empresa gera para todo o ecossistema na qual está inserida.
Apesar do tema estar sendo abordado na grande maioria das grandes empresas, principalmente aquelas listadas em bolsa de valores, a percepção que se tem é de que ainda há um abismo entre o que a ESG preconiza e o que efetivamente se pratica. O futuro dirá se será somente mais um selo que as empresas “compram” e fazem questão de colocar num quadro na parede como ferramenta de marketing, ou se realmente será uma prática constante na busca por bons resultados, respeitando pessoas, instituições e o planeta.
Autor
Wilson Kunze
Bacharel em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Tutor em EAD.
Palestrante | Facilitador | Mentor I Consultor I Professor I Escritor.