Empreender e seus desafios

Empreender e seus desafios

Desvende os Desafios do Empreendedorismo: Enfrentando o Mundo dos Negócios

Hoje vou abordar um tema bastante sensível, retratado em matéria divulgada na Revista Franquia, que é o de empreender e montar um negócio próprio e dele sobreviver, afinal é algo desafiador e complexo, principalmente para quem não está habituado aos percalços do dia a dia. É trabalho duro, disciplina, disposição a inúmeros sacrifícios, sangue frio e as vezes até mesmo conflitos familiares.

Durante um bom tempo, o empresário vive a vida no fio da navalha, num constante gerenciamento de riscos e em permanente expectativa. No caminho, muitos aprendizados, muitos valores e capacidades são acessados e construídos, tais como: força de caráter, determinação, capacidade de superação, concentração e resiliência. Com o tempo, e depois de uma boa jornada percorrida, o êxito se aproxima e com ele surge uma nova classe de riscos e perigos, advindos de uma espécie de acomodação, por se acreditar que agora o seu negócio já está navegando em águas calmas.

Tratam-se dos efeitos da SABOTAGEM, muito comuns quando a fase mais crítica já passou e se experimenta os louros da vitória. Como exemplo podemos citar o fato de você deixar a simplicidade de lado e começar a criar um monte de regras que tornam seu negócio burocrático, é acreditar que não é preciso fazer reservas financeiras em momentos de bonança, é querer acreditar que a sorte sempre será sua aliada, que inovar não é preciso, que pessoas são só um detalhe, que foco e disciplina podem ser ignorados, que o lucro vem sozinho e tantos outros. Mas isso pode eliminar a sua empresa do mercado.

Muitos empresários acreditam que já sabem tudo, que não precisam continuar se atualizando, deixam de investir em gestão e inovação, deixam de investir na formação e treinamento de seus colaboradores e acabam obtendo resultados abaixo do esperado ou ainda muitas vezes insuficiente para manter o negócio funcionando.

Não seja o empresário sabotador de seu próprio negócio. Seja o empresário que investe em inovação, em tecnologia, e principalmente em pessoas e gestão. Seja aquele que possui consciência disso e busca orientação e apoio de profissionais do mercado sempre que necessário, para conseguir resultados acima da média.

Afinal de contas, acredito que ninguém abre um negócio par ele falir.


Autor
Wilson Kunze

Bacharel em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Tutor em EAD.

Palestrante | Facilitador | Mentor I Consultor I Professor I Escritor.

(18) 98125-0559