A comunicação e os negócios

A comunicação e os negócios

Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir.

Recentemente participei de uma imersão no meio da Mata Atlântica, onde foram realizadas diversas atividades e exercícios ao longo de três dias. E uma das atividades desenvolvidas está diretamente ligada ao processo de comunicação, mais especificamente sobre a diferença entre o ouvir e o escutar.

Ouvir é um processo relativamente fácil, está atrelado ao fato de você ouvir o que o outro fala, mas você não presta atenção, pois é um processo mecânico, o famoso entra por um ouvido e sai pelo outro. Já o escutar é algo mais complicado e difícil, se refere a um processo onde, além de prestar atenção, você precisa entender o que está sendo dito, reflete e somente após assimilar o conteúdo da mensagem, efetivamente tem um entendimento para se posicionar. Resumindo: todos ouvem, mas poucos escutam. E no mundo organizacional, a comunicação é determinante para que os objetivos sejam alcançados.

Ao mesmo tempo, em um mundo altamente tecnológico, como o atual, no qual as pessoas estão sendo levadas ao individualismo, pois cada vez mais estamos deixando de nos relacionar diretamente com as pessoas, para nos relacionar através de aparatos tecnológicos, das redes sociais, dos aplicativos e assim por diante, em detrimento ao relacionamento pessoal, os impactos são visíveis. Muitos de nós costumam todos os dias dar uma boa quantidade de curtidas nas redes sociais, mas no final não temos a mínima noção do que realmente vimos. Podemos fazer uma relação de que ouvimos o que a tecnologia nos apresenta, mas não escutamos. E isso tem gerado um impacto direto sobre as pessoas que estão no mercado de trabalho.

Tenho conversado com muitos profissionais do mercado e a grande maioria reclama da falta de preparo das pessoas e da dificuldade em se comunicarem com os stakeholders, que são os mais diversos públicos com os quais a empresa se relaciona. E tudo isso tem forte impacto no mundo corporativo, onde podemos afirmar que uma grande parte dos líderes, gestores e colaboradores, até ouvem, mas raramente escutam. E normalmente a grande oportunidade nos negócios está no escutar, o que tende a impactar positivamente os resultados organizacionais almejados. Só ouvir e não escutar implica em um processo de comunicação falho. Como diz a famosa frase, presente na obra “Alice no País das Maravilhas”, “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Há ainda um texto publicado pelo escritor Rubem Alves e um trecho diz: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil…”.

E a pergunta que fica é: você apenas ouve ou você também escuta?


Autor
Wilson Kunze

Bacharel em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Tutor em EAD.

Palestrante | Facilitador | Mentor I Consultor I Professor I Escritor.

(18) 98125-0559