A automação da tecnologia e o futuro

A automação da tecnologia e o futuro

“O que realmente vai ficar caro é não tentar inovar.”

Muitos ainda não se deram conta, mas está em curso um movimento que deve modificar profundamente o modo como lidamos com a tecnologia. Um estudo do Gartner nos apresenta uma previsão intrigante sobre o futuro da TI e os profissionais que nela atuam. Diz o estudo que “até 2024, 80% dos produtos e serviços tecnológicos serão construídos por pessoas que não são profissionais da tecnologia.”

Daí você me pergunta: mas como isso será possível? Na verdade, é algo simples, uma vez que por trás desse movimento de democratização, há toda uma evolução para a criação de plataformas e recursos tecnológicos que irão automatizar as demandas do mercado que vinham necessitando desses profissionais.

As plataformas chamadas de no-code por exemplo, permitem que aplicativos sejam desenvolvidos por pessoas com pouco ou até mesmo nenhum conhecimento em linguagem de programação, permitindo customizar e desenvolver novas aplicações que sejam aderentes as necessidades específicas de cada cliente, de cada negócio.

Por estar atuando com projetos tecnológicos e inovadores há algum tempo, tenho a percepção de que estamos passando por um período bastante semelhante ao que presenciei entre os anos 80 e 90, que foi quando entrei no mercado de trabalho, onde uma das profissões mais valorizadas era o de “digitador”, sendo que o mercado pagava muito bem para quem tinha agilidade com os dedos.

Os mais jovens podem até duvidar, mas foi isso que aconteceu. No seu devido tempo, tudo evoluiu e acabou sendo superado pelas novas tecnologias de leitura, de codificação, de digitalização e outras.

Da mesma forma, nos dias atuais, diante da alta demanda por tecnologia, a busca por profissionais de TI era prevista, mas como tudo na vida, as coisas evoluem e vamos nos adaptando a novas realidades. E assim como em todas as profissões, é preciso ficar atento ao que acontece no mercado, uma vez que o futuro da tecnologia deverá ter uma TI bem diferente da atual. Li num artigo recente da Startse, que inovar vai ficar mais barato e o que realmente vai ficar caro é não tentar inovar.

Portanto o presente já abriu as portas do futuro, sendo requerido despertar a criatividade e a inovação que existe dentro de cada um de nós. Se ainda tem dúvidas, teste plataformas como o ChatGPT.


Autor
Wilson Kunze

Bacharel em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Tutor em EAD.

Palestrante | Facilitador | Mentor I Consultor I Professor I Escritor.

(18) 98125-0559